Representantes do Itamaraty visitam o Nethis

Notícia publicada em:

  • 3 de Junho de 2013

Objetivo do encontro é reforçar a cooperação com as Nações Unidas

Na manhã de segunda-feira, 27 de maio, o conselheiro e chefe da Divisão das Nações Unidas do Itamaraty (DNU/MRE), Marcelo Viegas, e a diplomata e assessora da DNU, Isabel Costa, participaram de reunião com a equipe do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/UnB/Opas/Fiocruz).

O coordenador do Núcleo, José Paranaguá, apresentou as linhas de trabalho e contou sobre a criação do Nethis.  “Nosso objetivo com o Nethis é articular os campos da Saúde Pública, das Relações Internacionais e da Bioética. Esta interdisciplinaridade é parte da fundação do Nethis com as seguintes instituições: Universidade de Brasília (UnB), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)”, explicou Paranaguá.

A diplomata contou que acessou o site do Nethis e parabenizou a composição profissional diversa da equipe. “Esta característica deve render estudos muito interessantes”, afirmou Costa. Ela agradeceu o apoio do Nethis na atividade de divulgação de oportunidade de emprego para brasileiros na Organização das Nações Unidas (ONU).

Viegas disse que a ONU está esforçada em ampliar a presença de brasileiros em suas atividades e nas missões de paz. “Aproveito para dizer que estamos disponíveis para explorar outras maneiras de cooperação entre o Nethis e os setores do Itamaraty”.

INTEGRAÇÃO – Paranaguá contou que a relação entre o Itamaraty e a Fiocruz é antiga e consistente, por conta do trabalho do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), localizado no Rio de Janeiro, e pela presença da Assessoria de Representação Internacional (ARI), na Fiocruz Brasília. “Nossa expectativa com o Nethis é de estar integrado com as instituições de referência para as nossas três áreas de estudo. Temos boas relações com a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Em julho, por exemplo, vamos participar do encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (Abri)”, disse.

Para fortalecer a integração dos campos de conhecimento, o Núcleo participa de encontros e congressos científicos, promove debates e cursos, e mantém um site, uma videoteca e uma Biblioteca Virtual em Saúde de Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS/Nethis).