Paulo Buss recebe prêmio Abraham Horvitz

Notícia publicada em:

  • 11 de Setembro de 2012

Diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) é reconhecido pela Excelência na Liderança em Saúde Pública das Américas 2012

O diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, recebeu no dia 17, o Prêmio Abraham Horwitz pela Excelência na Liderança em Saúde Pública das Américas 2012 – que visa a honrar líderes da saúde pública cuja criatividade, compromisso e contribuições para a saúde pública estimulam melhorias a nível regional nas Américas. O prêmio foi entregue na abertura da Conferência Pan-Americana da Saúde, em Washington, nos Estados Unidos.

Buss foi comunicado em carta oficial assinada pela ministra da Saúde de El Salvador, Maíra Isabel Rodríguez: “Paulo Buss exerceu liderança no exercício da Saúde Pública nas áreas de educação, de desenvolvimento científico e tecnológico, ele tem sido capaz de estender a sua ação à cena internacional com a cooperação Sul-Sul, que visa ao desenvolvimento de sistemas de saúde em países em desenvolvimento, especialmente na América Latina e na África”.

Para Buss, além de representar um reconhecimento pessoal, o prêmio é, na verdade, a valorização do trabalho institucional da Fiocruz. “Isolado, ninguém faz nada. Faço parte de um coletivo que é a Fiocruz, que tem dado respostas brilhantes na cooperação internacional em saúde”, afirma. Ele lembra que a cooperação internacional é uma tradição na Fiocruz, e foi priorizada a partir do início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, com uma presença muito forte da saúde na política externa.

Foto: Peter llicciev.

“A Fiocruz respondeu a esta prioridade e passamos a trabalhar com o conceito de ‘cooperação estruturante em saúde’, que procura romper com a relação ‘doador-recipiente’ e a cooperação vertical baseada em ‘projetos’, por uma cooperação de ‘parceiros’ e procurando fortalecer o sistema de saúde como um todo e a formação de recursos humanos, mesmo quando atuando especificamente sobre um tema, sempre em concordância com o país ou instituição parceira”, conta Buss. Ele é o sexto brasileiro homenageado desde 1978. Em 2011, o pediatra e especialista nas áreas de saúde global e controle de doenças tropicais negligenciadas, Peter Jay Hotez, dos Estados Unidos, recebeu o prêmio.

Leia aqui o discurso do Dr. Paulo Buss na cerimônia de entrega do prêmio

Paulo Marchiori Buss é médico pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e mestre em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem residência médica em Pediatria e é especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. É Membro Titular da Academia Nacional de Medicina do Brasil e Membro Honorário da Academia Portuguesa de Medicina e da Academia Nacional de Medicina da Argentina.

É Doutor Honoris Causa pela Universidade ISALUD, da Argentina, e pela Universidade Nova de Lisboa, de Portugal. Atualmente, representa o Brasil no Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Recebeu da Presidência da República a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Médico (2010) e a Ordem de Rio Branco (2007), esta por relevantes serviços prestados à política externa. Currículo completo aqui

PRÊMIO – Criado em 1975, reconhece a liderança que traz mudanças e promove melhores condições de saúde para os povos das Américas. Além do reconhecimento das realizações profissionais destes líderes, o prêmio também chama a atenção para as questões de saúde em todo o hemisfério, com o intuito de inspirar realizações contínuas a nível regional por profissionais da saúde.
O Prêmio Abraham Horwitz foi instituído em reconhecimento ao legado do doutor Abraham Horwitz, ex-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e mais tarde, presidente da Fundação Pan Americana para a Saúde e Educação (PAHEF).  Este é um dos seis prêmios do Programa de Prêmios a Excelência na Saúde Pública Interamericana da OPAS e da PAHEF.

Vencedores Anteriores

2010 Dr. Carlos Monteiro Brasil
2009 Dr. Eduardo A. Pretell Zarate Peru
2008 Dr. Cesar Victora Brasil
2007 Dr. Maria Cristina Escobar Chile
2006 Dr. James H. Steele Estados Unidos
2005 Dr. Ricardo Uauy Chile
2004 Dr. Eduardo Salazar-Lindo Perú
2003 Dr. Martin Eichelberger Estados Unidos
2002 Dr. Leonard Duhl Estados Unidos
2001 Dr. Ruy Laurenti Brasil
2000 Dr. Abraam Sonis Argentina
1999 Dr. Rodrigo Fierro Benítez Equador
1998 Drs. Carlos and Elisa Ponce Honduras
1997 Dr. Gabriel Velázquez Palau Colômbia
1996 Dr. José Renán Esquivel Panamá
1995 Dr. Jorge Mardones Restat Chile
1994 Eng. Humberto Romero Alvarez México
1993 Dr. Plutarco Naranjo Equador
1992 Dr. Elsa Segura Argentina
1991 Dr. Guillermo Soberón México
1990 Dr. Ricardo Bressani Guatemala
1989 Dr. Jacinto Convit Venezuela
1988 Sir Kenneth L. Standard Jamaica
1987 Dr. Mario Cháves Brasil
1986 Dr. Boris Szyfres Uruguai
1985 Drs. Ruth and Victor Nussenzweig Brasil
1984 Dr. Roberto Caldeyro-Barcia Uruguai
1983 Dr. Martin Cummings Estados Unidos
1982 Dr. Inés Durana Colômbia
1981 Dr. Luis Wannoni L. Venezuela
1980 Dr. Hernando Groot Colômbia
1979 Dr. Fernando Monckeberg Chile
1978 Dr. Ruth Puffer Estados Unidos

Fonte: www.pahef.org