ONU comemora Dia Mundial do Trabalhador Humanitário

Notícia publicada em:

  • 15 de Agosto de 2011

Cerimônia terá apresentação do documentário “Sérgio”, que retrata a vida do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro promovem nesta sexta-feira, 19 de agosto, no Rio de Janeiro, a exibição do documentário “Sérgio” em comemoração ao Dia Mundial do Trabalhador Humanitário. O filme retrata a vida do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que morreu após a explosão de uma bomba na sede das Nações Unidas, no Iraque, no dia 19 de agosto de 2003.

O evento terá a participação do Cônsul francês, Jean-Claude Myret, do Diretor Executivo dos Médicos Sem Fronteiras no Brasil, Tyler Fainstat, do Chefe da Divisão das Nações Unidas do Itamaraty, Secretário Breno Hermann e do representante da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil, André Ramirez.

O longa-metragem, dirigido por Greg Barker e produzido pela HBO Filmes e Documentários, é uma adaptação da biografia ‘O Homem Que Queria Salvar o Mundo: Uma Biografia de Sérgio Vieira de Mello’. O livro examina a vida e a filosofia que fundamentava o trabalho humanitário do brasileiro que alcançou o mais alto posto nas Nações Unidas.

O Dia Mundial do Trabalhador Humanitário foi designado em memória daqueles que morreram em um atentado no Hotel Canal em Bagdá, no Iraque, que tirou a vida do Representante Especial do Secretário-Geral para o país e Alto Comissário para os Direitos Humanos da ONU, Sérgio Vieira de Mello, e de outros 21 funcionários das Nações Unidas, em 2003.
A data também é comemorada para enfatizar as necessidades atuais e desafios humanitários em todo o mundo, tais como ameaças aos trabalhadores de ajuda humanitária pelas diferentes partes envolvidas nos conflitos e os desafios para chegar até as pessoas que precisam de ajuda.

Site oficial do filme: http://www.hbo.com/documentaries/sergio

Trailer do filme: http://www.sergiothemovie.com

Teaser no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=I9UD7ZD7TJ0

Serviço

Cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Trabalhador Humanitário
Data: 19 de agosto
Horário: 10h30
Local: Teatro de Maison de France (Avenida Presidente Antônio Carlos
58, Rio de Janeiro)