Oficina de Trabalho – Curso de atualização 2013

Notícia publicada em:

  • 6 de Março de 2013

 

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM SAÚDE EM PERSPECTIVA BIOÉTICA

OFICINA DE TRABALHO (21-22/03/2013)

Ementa: Reflexão sobre as práticas de cooperação para o desenvolvimento no campo da saúde, ressaltando as dimensões bioéticas desse processo como parte das relações internacionais e, particularmente, da política externa dos países, tomando o caso do Brasil como referência, a partir das experiências institucionais vivenciadas pelos participantes do curso.

APRESENTAÇÕES

Grupo A – Estudo de caso: teste de  medicamento com pacientes portadores de HIV/AIDS

Grupo B – Saúde sem fronteiras: cooperação internacional para o acesso a serviços de saúde na região de fronteira brasileira

Grupo C – O desafio da implantação de Redes de atendimento pré-hospitalar (SAMU) e unidades de pronto-atendimento (UPAS) em Porto Príncipe/Haiti

Monitores

Alejandra Carrillo Roa: Economista Magna Cum Laude (2003) e Mestre em Seguridade Social (2009) pela Universidade Central da Venezuela. Atualmente é pesquisadora do NETHIS atuando principalmente nas áreas de cooperação Sul-Sul e Diplomacia em Saúde. Mestranda em Saúde Global e Diplomacia em Saúde da ENSP/FIOCRUZ. Em 2008, trabalhou como assistente de pesquisa para a Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale (USA). Durante quatro anos foi economista do Escritório de Pesquisa e Assessoria Econômica e Financeira da Assembleia Nacional da Venezuela. Publicações recentes: “Regional integration and south-south cooperation in health in Latin America and the Caribbean” Revista Panamericana de Salud Pública.

Roberta Freitas Santos:
Graduada em Direito (2003), Mestre e doutoranda em Relações Internacionais e Direito Internacional Público pela Universidade de Sevilla (2006); Especialista em Direito Comercial Internacional e Direito Comparado pela Universidade Internacional de Flórida (2007); Especialista em Saúde Global e Diplomacia da Saúde pela Ensp/Fiocruz (2008) e egressa do Programa de Líderes em Saúde Internacional, oferecido pela OPS/OMS (2009). Atuou como consultora jurídica no Brasil e Espanha em elaboração de acordos, convênios e contratados internacionais e docente em universidades em Brasília nos cursos de Direito e Relações Internacionais. Atualmente trabalha como consultora nacional do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS no Brasil e colaboradora do NETHIS nos temas de Cooperação Internacional, Direitos Humanos e Relações Internacionais.

Thiago da Cunha Rocha: Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário de Votuporanga (Unifev); Especialista em Bioética pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Bioética e Doutorando em Bioética pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB); Pesquisador do Núcleo de Estudos Sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS); Membro Suplente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Ciências da Saúde (CEP/FS-UnB); Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética – Regional Distrito Federal. Atua na linha de pesquisa Fundamentos de Bioética e Saúde Pública; Enfoca estudos sobre Ética nas pesquisas envolvendo seres humanos.

Bibliografia Básica:

Todas as bibliografias apresentadas nas disciplinas anteriores.