Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde divulga trabalhos em seminário

Notícia publicada em:

  • 28 de Julho de 2010

Com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, do assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, Eduardo Botelho Barbosa, e do Representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Diego Victoria, foi inaugurado hoje (28 de julho de 2010) o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde. O evento também marcou a realização do seminário Perspectivas sobre Cooperação Sul-Sul, na Fiocruz, em Brasília, e a apresentação dos primeiros trabalhos do Núcleo de Estudos.

O Núcleo de Estudos é uma parceria entre a Fiocruz, por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), e a Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), e conta com o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS.

O objetivo do projeto é o de ampliar os espaços para debate sobre temas relacionados à saúde, realizar encontros técnico-científicos, além de capacitar pesquisadores. Instalado na Fiocruz/Brasília, o Núcleo de Estudos conta com o apoio institucional da Diretoria Regional de Brasília (Direb). Participaram do seminário alunos da Cátedra UNESCO de Bioética, professores e estudantes da UnB, pesquisadores da Fiocruz, consultores da OPAS/OMS e representantes da Academia de Medicina de Brasília.

Pronunciamentos

O Representante da OPAS/OMS, Diego Victoria, salientou que estava muito feliz em ter participado da solenidade de inauguração do prédio da Fiocruz/Brasília (Direb), no início do ano, e retornar agora, poucos meses depois, para participar da divulgação de trabalhos científicos de uma ação apoiada pela Organização. Salientou também que a cooperação técnica apoiada pela OPAS se dá no âmbito sul-sul, de caráter bilateral, e também triangulada, de acordo com princípios éticos e democráticos.

Eduardo Botelho Barbosa, assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, falou da importância da cooperação sul-sul no âmbito da saúde e parabenizou a parceria firmada para a constituição do Núcleo de Estudos. O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, salientou a importância do investimento público na área da pesquisa em saúde e na colaboração firmada entre a Universidade e a UnB, que já colhe resultados, como o lançamento do Núcleo de Estudos e a divulgação de trabalhos técnicos.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, salientou que o Núcleo de Estudos tem como foco assuntos instigantes e que busca a cooperação sul-sul realizada com respeito às diferenças e sem condiconalidades. Disse também que a saúde global tem vários aspectos, como a solidariedade, o uso de tecnologias, a bionanotecnologia, o comércio e outras variantes, e que as iniciativas técnicas são muito mais velozes que as iniciativas na esfera social. Gadelha concluiu seu pronunciamento afirmando que a Fiocruz espera muitos e bons resultados do Núcleo de Estudos e anunciou que outras parcerias serão firmadas com a UnB.

Programação

9h – Painel – Cooperação sul-sul em saúde: estudos de caso
Coordenador: Henri Jouval, assessor internacional do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).
José Paranaguá de Santana, coordenador do TC-41 – Programa de Cooperação Internacional em Saúde – OPAS/OMS: Um olhar sobre a cooperação sul-sul em saúde.
Fernando Pires-Alves, coordenador do Observatório História e Saúde, da Rede ObservaRH (Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz / Sgetes – MS / Opas – Brasil): Cooperação Técnica e Política Externa.
Alejandra Carrillo, consultora do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde: Cooperação sul-sul em saúde nos contextos sub-regionais da América Latina e do Caribe.

11h – Cerimonial de Inauguração
Paulo Gadelha, Presidente da Fiocruz.
José Geraldo de Sousa Junior, Reitor da UnB
Eduardo Botelho Barbosa, Assessor Especial para Assuntos Internacionais (AISA/MS)
Diego Victoria, Representante da OPAS/OMS no Brasil

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Brasil. Disponível em: http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=view&id=1458&Itemid=643. Acesso em: 02/02/2011