Nethis recebe Zulmira Hartz, professora catedrática da Universidade de Nova Lisboa

Notícia publicada em:

  • 21 de Outubro de 2019

Compartilhar duas disciplinas ministradas pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) para alunos da Universidade de Nova Lisboa, em Portugal, foi uma das atividades de cooperação discutidas durante reunião com Zulmira Hartz, professora catedrática convidada do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da universidade portuguesa. O encontro ocorreu, na sexta-feira, 18 de outubro, na Fiocruz Brasília.

Além das disciplinas “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde” e “Saúde Internacional e Direitos Humanos”, o coordenador do Nethis, José Paranaguá Santana, explicou que as sessões do Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública integram parte das atividades didáticas oferecidas pelo Núcleo de Estudos. “Nós organizamos uma matriz que congrega Ciclo de Debates, disciplina de mestrado e curso de atualização. Construímos uma agenda de debates nova a cada semestre, oferecemos atividades educacionais arrojadas e com temáticas diversificadas”, disse Paranaguá.

A participação da professora já no primeiro semestre de 2020 no Ciclo de Debates foi confirmada na reunião. Zulmira Hartz demostrou interesse nas colaborações internacionais fomentadas pelo Núcleo de Estudos junto a universidades estrangeiras, atividades que ocorrem desde 2018. “Nossos alunos poderiam fazer a disciplina dentro da própria grade curricular como disciplina optativa, ou mesmo, como um curso de atualização”, disse.

BVS Bioética e Diplomacia em Saúde
A biblioteca virtual em saúde coordenada pelo Núcleo de Estudos foi outro ponto de cooperação discutido. O IHMT da Universidade de Nova Lisboa integrará o Comitê Consultivo da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde, instância responsável pela legitimação da biblioteca como espaço de informação científica e técnica. O Comitê Consultivo é composto por instituições de ensino, pesquisa e extensão, associações científicas e organismos governamentais e intergovernamentais que se relacionam com a temática.

Cooperação com universidades estrangeiras
Em 2018, o Nethis/Fiocruz Brasília compartilhou a disciplina Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Interacional em Saúde com três instituições argentinas: a Universidade Nacional Arturo Jauretche (Unaj), a Universidade Nacional de Avellaneda (Undav) e a Universidade Nacional de La Matanza (Unlam).