Nethis promove debate sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Notícia publicada em:

  • 20 de Setembro de 2012

Edição de setembro do II Ciclo de Debates discutirá as possibilidades e limitações de cooperação que apontem para a redução das desigualdades das condições de saúde dependentes de ciência, tecnologia e inovação

Estão abertas as inscrições para a edição de setembro do II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz/UnB) no próximo dia 27, no Auditório Interno da FIOCRUZ Brasília. O debate será sobre o tema Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: conquistas e obstáculos em um mundo sem fronteiras, e contará com a participação do professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, Moisés Goldbaum e do coordenador da Unidade de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde, Christophe Rerat.

O debate terá como foco o contexto das comunidades ou blocos de países que estão na pauta de prioridades do Brasil, como o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Brics. O objetivo é discutir as possibilidades e limitações de cooperação Sul-Sul que apontem para a redução das desigualdades das condições de saúde dependentes do desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação na saúde, tendo em vista as diferentes capacidades nacionais.

Para o coordenador do Nethis e assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), José Paranaguá, a dimensão ética da forma como o Brasil pensa a cooperação na área da saúde depende de como essa política é desenvolvida e pensada pelos gestores governamentais. “As relações de cooperação e inovação em determinadas áreas, especialmente na saúde, são estabelecidas pelas diferenças entre os países de maior e menor poder científico e tecnológico”, afirma Paranaguá, que será o coordenador da mesa.

O evento será realizado das 8h30 às 12h, é aberto ao público, e voltado para estudantes e profissionais das áreas da saúde, relações internacionais e bioética.

Faça sua inscrição aqui.

MOISÉS GOLDBAUM é médico, sanitarista, concluiu o doutorado em Medicina – Medicina Preventiva – pela Universidade de São Paulo em 1981. É professor-doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, do qual é docente desde 1970. Foi secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Foi presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) e representou a área de Saúde Coletiva na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desempenhou funções como consultor nacional da Organização Pan-Americana de Saúde, em sua sede de Brasília, foi superintendente de desenvolvimento social do CNPq, coordenou o Instituto de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Sua produção intelectual concentra-se nas áreas de epidemiologia e ciência e tecnologia.

Fonte: Universidade de São Paulo.

CHRISTOPHE RERAT é doutor em Farmácia, graduado na França. Coordena a Unidade de Medicamentos, Tecnologia e Pesquisa da Representação no Brasil desde setembro de 2008. No escopo de suas atribuições é gestor da cooperação técnica firmada com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, com a Agência de Vigilância Sanitária, Empresa Brasileira de Sangue e Hemoderivados e outras importantes instituições nacionais e internacionais. Tem experiência no campo de pesquisa e Fitoterápicos; Laboratório da Polícia Científica de Marseille (França). Atua há 11 anos no campo da Saúde Pública, com foco em Programas e Políticas de Medicamentos e Tecnologia da Saúde. Gerente responsável do armazém Central de Medicamentos, vacinas e insumos médicos para o Sistema Público no Haiti durante 4 anos. Profissional da OPAS/OMS desde 1997.

Fonte: portal da OPAS Brasil.

Serviço:
II Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública – Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: conquistas e obstáculos em um mundo sem fronteiras
Data: 27 de setembro de 2012
Horário: das 8h30 às 12h
Local: Auditório Interno FIOCRUZ Brasília – Campos Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte, Gleba A, SC 4
Informações: (61) 3329-4752