NETHIS participa do IV Congresso de La Redbioética para América Latina e Caribe da Unesco

Notícia publicada em:

  • 9 de Novembro de 2012

Coordenador do Nethis falará sobre Bioética, Diplomacia em Saúde e Cooperação Sul-Sul, no próximo dia 30, durante evento na FIOCRUZ Brasília

Sob tema Bioética, Direitos Humanos e Inclusão Social, o IV Congresso de La Redbioética para América Latina e Caribe da Unesco, ocorre entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, na sede da FIOCRUZ Brasília. O Congresso trará 25 convidados da Noruega, Argentina, Chile, Colômbia, República Dominicana, Uruguai, Peru, Jamaica e Cuba, além de convidados de universidades e programas de Bioética do Brasil.

O coordenador do Nethis, José Paranaguá, participará da mesa 2 – Cooperação, Consensos e Normativas sobre Bioética na América Latina e Caribe – e falará sobre Bioética, Diplomacia em Saúde e Cooperação Sul-Sul. “Focalizarei as questões relacionadas à diplomacia em saúde, particularmente nos processos de cooperação entre países do hemisfério Sul, no contexto do realinhamento do sistema internacional vigente desde meados do século passado, onde predominavam as bipolaridades geopolíticas Norte-Sul e Leste-Oeste”, adianta.

Para Paranaguá, a realização do IV Congresso da Redbioética na sede da Fiocruz em Brasília tem um significado especial, pois corresponde à participação do Nethis na organização de importante evento internacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética em conjunto com a Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília (UnB). “Isso expressa um propósito fundador deste Núcleo, qual seja contribuir para o avanço das relações institucionais, além da aproximação no campo doutrinário, entre os campos da bioética e da saúde pública na esfera internacional”, afirma.

APOIADORES – O Congresso é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília e pela Sociedade Brasileira de Bioética, com o apoio da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB, Escritório Regional da UNESCO para América Latina e Caribe, Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), e é patrocinado pelo Banco de Brasília (BRB).

Serviço:

IV Congresso Internacional de La Redbioética para América Latina e Caribe da Unesco – “Bioética, Derechos Humanos e Inclusión Social”
Data: 29 de novembro até 1º de dezembro de 2012
Local:Sede da Fiocruz Brasília, DF, Brasil – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro/Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Informações: (61) 3964-8464.