NETHIS lança Biblioteca Virtual em Saúde no próximo Ciclo de Debates

Notícia publicada em:

  • 15 de Julho de 2011

As iniciativas realizadas pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) ganharão reforço a partir do dia 28 de julho. Durante a sexta edição do I Ciclo de Debates, será realizado o lançamento da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), ferramenta que disponibiliza acervo bibliográfico temático composto por artigos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.

“A Biblioteca Virtual em Saúde é um espaço que reúne fontes de informações especializadas. Por meio da gestão da informação e do conhecimento, a BVS dissemina informação que propicia a discussão e o desenvolvimento de novas pesquisas em nível nacional e internacional por meio do acesso livre e universal à informação”, explica a  pesquisadora do NETHIS e coordenadora da nova ferramenta, Tyara Kropf Barbosa, que acrescenta. ”As fontes de informação estão acessíveis para usuários de diferentes níveis, podendo utilizá-las independentemente de sua localização física ou geográfica”.

Durante o lançamento, estarão presentes o diretor da FIOCRUZ Brasília e diretor-executivo da Escola de Governo em Saúde (EGS), Gerson Penna, o gerente do TC 41 – Projeto de Cooperação Internacional em Saúde da Opas e coordenador do NETHIS, José Paranaguá, e o professor do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), Claudio Lorenzo.

Após o lançamento, o NETHIS promoverá um debate sobre a Gestão do Conhecimento em Bioética, Diplomacia e Saúde, que tem como objetivo discutir a gestão do conhecimento sob a ótica do acesso livre à informação, com ênfase na saúde, cuja área está diretamente ligada à Bioética e encontra-se em constante crescimento nas agendas internacionais.

Sob tema “Ciência e Poder: Gestão do Conhecimento em Bioética, Diplomacia e Saúde”, a edição de julho do I Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública será realizada em novo horário, às 8h30, no Auditório Interno da FIOCRUZ Brasília. O debate será coordenado pelo diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Informação da UnB, Emir Suadein, e apresentado pela coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Ilma Noronha. O evento contará ainda com a participação do diretor da Bireme/OPAS/OMS, como debatedor, Pedro Urra.

O Ciclo de Debates é promovido pelo NETHIS, uma promoção da Fiocruz, por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) e pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, por meio da Cátedra UNESCO de Bioética, com o apoio da OPAS/OMS.

Faça sua inscrição

Serviço:
Lançamento da BVS temática e Ciclo de Debates – Ciência e Poder: Gestão do Conhecimento em Bioética, Diplomacia e Saúde
Data: 28 de julho de 2011

Horário: 8h30min às 12h
Local: Auditório do Bloco Educacional (1º Andar) – FIOCRUZ Brasília – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SG 10 (atrás do HUB)
Informações: Lorenna Alves (61) 3329-4525 | nucleo@bioeticaediplomacia.org