NETHIS discute desenvolvimento, justiça e saúde no contexto internacional

Notícia publicada em:

  • 1 de Fevereiro de 2013

Debates internos vão ocorrer durante todo 2013 com o pesquisador do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília Roberto Passos Nogueira


Samira Santana, Manoel Amorim, Roberto Nogueira, José Paranaguá, Thiago Cunha e Rafael Schleicher.

Iniciou na manhã da última quinta-feira, 31 de janeiro, a primeira sessão do Ciclo de Debates Internos sobre Desenvolvimento, Justiça e Saúde no contexto Internacional realizada com o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e do Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), Roberto Passos Nogueira, e a equipe do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS).

“Proponho que a gente discuta criticamente o desenvolvimento no âmbito internacional a partir do pós-guerra e a relação com os conceitos de democracia, justiça e saúde”, resumiu Nogueira. “Eu não serei o professor aqui, será um processo de aprendizado, conto com a diversidade de formação da equipe para fomentar nossas discussões”, disse o pesquisador.

Integram o NETHIS bolsistas de diferentes áreas: bioética, teologia, biblioteconomia, relações internacionais, jornalismo, saúde pública e direito.

O coordenador do NETHIS, José Paranaguá, disse que a iniciativa é uma oportunidade dos pesquisadores crescerem em produção científica. “São temas que permeiam todas as matérias do NETHIS. Nosso objetivo é lá na frente publicar os resultados dessas discussões.”

SEMANAL – As sessões do Ciclo de Debates Internos estão previstas para todas as quintas-feiras de 2013 pela manhã e serão divididas em quatro séries de discussões: 1) A questão do desenvolvimento na conjuntura do pós-guerra; 2) Desenvolvimento e democracia; 3) Desenvolvimento e justiça (bem-estar, equidade e liberdade); 4) Desenvolvimento e saúde.

PERFIL – Roberto Passos Nogueira é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea/DF) e do Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: recursos humanos de saúde, gestão pública, políticas de saúde, nível técnico, formação profissional, história da medicina e da saúde pública, aspectos filosóficos da saúde. (fonte: currículo lattes).