Nethis apresenta trabalhos em Portugal

Notícia publicada em:

  • 18 de Julho de 2012

Pesquisadores participarão do VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética com estudos nas áreas de bioética e cooperação internacional em saúde, direitos humanos, saúde ambiental, informação em saúde e saúde global

Os pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) apresentarão quatro trabalhos no VII Encontro Luso-Brasileiro de Bioética – Bioética e Responsabilidade Social em Saúde, realizado entre os dias 18 e 20 de julho, em Lisboa, Portugal. A programação do evento conta também com a realização do Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem e Bioética – Equidade e Responsabilidade Social em Enfermagem. “Esta é uma experiência que possibilita o intercâmbio de conhecimentos e fortalece as relações entre importantes atores da bioética lusófona”, afirma o pesquisador do Nethis, Thiago Cunha, que participou da última edição do evento em 2010, em Salvador, Bahia.

Em Portugal, Thiago irá apresentar a pesquisa Bioética e direitos humanos: uma aproximação histórica rumo à cooperação, que faz uma análise normativa de documentos e pactos no que se refere às práticas de cooperação internacional. “A bioética e os direitos humanos surgem no pós-guerra e afirmam que os seres humanos têm um mesmo valor comum, e que devem ser protegidos em suas vulnerabilidades. No entanto, a despeito da proximidade de valores, naquele momento, a bioética não fazia referência aos direitos humanos, e vice-versa”, explica. A pesquisa tem como co-autora Roberta de Freitas, pesquisadora do Nethis.

O coordenador do Nethis, José Paranaguá, participará da mesa Bioética e Cooperação Internacional em Saúde, com o tema Bioética e Diplomacia em Saúde. Paranaguá comenta que a presença de pesquisadores do Nethis visa a fortalecer a perspectiva da bioética na análise do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Nossa intenção é ampliar a participação de outros países, como a África”, exemplifica. Além da mesa, Paranaguá apresenta a pesquisa Desenvolvimento sustentável, Saúde e  Bioética, também com co-autoria de Roberta de Freitas.

A pesquisadora do Nethis, Susana Damasceno, também fará uma apresentação sobre o trabalho Bioética e saúde ambiental: breves considerações de interdependência.  “Quando aceitamos que as questões ambientais garantem a sobrevivência do planeta, precisamos entender que a dignidade humana passa, necessariamente, pela dignidade da vida que não é humana”, afirma. A pesquisadora sustenta que é necessário estabelecer uma nova dinâmica entre seres humanos e o meio ambiente. “A ameaça ao meio ambiente é uma questão iminentemente ética. Depende de uma alteração de conduta”, conclui.

Confira aqui a programação do congresso.