Nesthis está em semana de Curso de Atualização Paradoxos da Cooperação Sul-Sul em Saúde

Notícia publicada em:

  • 17 de Março de 2014

Com mais de 40 alunos divididos entre Brasília e Rio de Janeiro, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz/Opas/UnB) iniciou o curso de Atualização Paradoxos da Cooperação Sul-Sul em Saúde na manhã de segunda-feira, 17 de março. As aulas são transmitidas por videoconferência.

A abertura foi realizada pelo coordenador do Nethis, José Paranaguá, em Brasília, e pelo coordenador-técnico do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), José Roberto Ferreira, que acompanhou a turma do Rio de Janeiro. As aulas do 1º Paradoxo: Desigualdades versus Desenvolvimento Científico-Tecnológico e Inovação foram ministradas em Brasília pelo assessor da Fiocruz Brasília, José Agenor Álvares, ex-diretor e servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Roberto Passos Nogueira.

Confira os slides das aulas aqui.

Na terça-feira, 18 de março, as atividades começaram com a sistematização do conteúdo da última aula com o economista Guilherme Delgado. O 2º Paradoxo: Solidariedade Internacional versus Interesses Nacionais foi ministrado do Rio de Janeiro pelo coordenador-técnico do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), Henri Jouval. Em Brasília, após Jouval, o representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, conduziu as discussões. A pesquisadora associada ao Nethis Alejandra Carrillo Roa acompanha as aulas para apresentar a sistematização na manhã de quarta-feira, 19 de março.

Nesta quarta-feira ocorrem as últimas aulas com a Problematização: Cooperação Sul-Sul frente a esses paradoxos nas relações internacionais, com o pesquisador do Cris/Fiocruz Luiz Eduardo Fonseca, e com o coordenador do Nethis, José Paranaguá. A capacitação termina na sexta-feira, 21 de março, com oficinas de trabalho e apresentações dos grupos.

Professor José Roberto Ferreira (Cris/Fiocruz) na abertura do curso no Rio de Janeiro

José Roberto Ferreira (Cris/Fiocruz) durante abertura do curso