Ministra da saúde do Haiti visita a Fiocruz

Notícia publicada em:

  • 26 de Março de 2013

O encontro é parte da agenda da Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, maior projeto de cooperação internacional brasileira

 

A ministra da saúde do Haiti, Florence Duperval Guillaume, e representantes do Ministério da Saúde de Cuba estarão em visita técnica à Fiocruz nesta terça-feira, 26 de março. Coordenado pela Assessoria Internacional do Ministério da Saúde em parceria com o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), o encontro é parte da agenda da Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti, maior projeto de cooperação internacional brasileiro.

A iniciativa foi criada em prol do fortalecimento do sistema de saúde haitiano e tem a Fiocruz entre suas participantes de ampla atuação. No encontro, que vai contar com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e de outros gestores da Fundação, será feita uma apresentação sobre a história e as atividades da instituição além dos eixos estruturantes da cooperação sob responsabilidade da Fiocruz. A ministra aproveitará a oportunidade para fazer uma visita ao programa de atenção primária em área urbana do projeto Teias, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Criada em 2010 para fortalecer o sistema de saúde e de vigilância epidemiológica haitianos, a Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti é formada pelo Ministério da Saúde brasileiro sob a coordenação da Assessoria de Relações Internacionais (Aisa/MS), com a participação da Fiocruz – por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), Canal Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e Ensp – e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFSC). A parceria desenvolve ações nos campos de assistência, vigilância sanitária, imunização e formação de recursos humanos.