Metas do Milênio pode ser tema do encontro lusófono de Bioética, em Portugal

Notícia publicada em:

  • 17 de Setembro de 2010

No encerramento dos eventos de Bioética, dia 17 de setembro de 2010, em Salvador, Bahia, foi apresentada a sugestão de que seja analisado o cumprimento dos Objetivos do Milênio (ODM) no Congresso Lusófono de Bioética, a ser realizado na cidade de Porto, em Portugal, em 2012. Os países que integram a CPLP/PALOP são signatários das metas firmadas na ODM, cujo prazo final de cumprimento é o ano de 2015.

Na mesma oportunidade, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde foi apresentado formalmente aos representantes dos países lusófonos.  O Presidente do VI Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, Cláudio Lorenzo, deu as boas-vindas aos participantes durante jantar de confraternização e, em seguida, passou a palavra ao coordenador do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS, José Paranaguá de Santana, que apresentou os integrantes do Núcleo de Estudos, o objetivo da iniciativa e destacou a importância da cooperação internacional no campo da Bioética e da Diplomacia em Saúde.

O NE é resultado de parceria entre a Fiocruz (CRIS) e a Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio do TC 41. O coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da UnB, professor Volnei Garrafa, destacou que a Bioética no seu campo de reflexão teórica não é capaz de mudar a realidade de países, em especial dos países africanos, e sugeriu,  como exemplo, a participação de autores renomados internacionalmente no próximo Encontro Brasileiro de Bioética, em Brasília (2011).

Participaram do jantar:

África
Conceição Carvalho (Cabo Verde)
Gerito Augusto (Moçambique)
Josué Lima (Moçambique)

Brasil
Cláudio Lorenzo
Fermin Schramm
Volnei Garrafa
José Paranaguá
Alejandra Carrillo
Roberta Santos
Roberto Esteves
Sérgio Gaudêncio
Thiago Cunha
Tyara Barbosa

Portugal
Antônio Barbosa
Faria e Vaz
Sérgio Deodorato

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Brasil. Disponível em: http://new.paho.org/bra/index.php?option=com_content&task=view&id=1509&Itemid=643. Acesso em: 02/02/2011