Fiocruz Brasilia recebe Simpósio sobre saúde global e diplomacia da saúde

Na próxima quarta-feira, 25 de outubro, o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e a Agencia Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) realizam o Simpósio Saúde Global e Diplomacia da Saúde, a partir das 17 horas, no auditório interno da Fiocruz Brasília. A programação conta com o diretor da ABC/MRE, embaixador João Almino, que falara sobre a “Cooperação Técnica Internacional Brasileira”, mediada pelo chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde (AISAISA/MS), Fábio Rocha Frederico.

Os interessados de fora do Distrito Federal poderão acompanhar a transmissão ao vivo pelo Facebook da Fiocruz Brasília. Haverá mesa redonda com a participação da Fiocruz, da Comunidade de Países de Lingua Portuguesa (CPLP) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Nova Lisboa (IHMT).

Na ocasião, haverá o lançamento dos livros: “Diplomacia da saúde e saúde global: Perspectivas latino-americanas”, da Editora Fiocruz, organizado por Paulo Buss, diretor do Cris/Fiocruz, e por Sebastián Tobar, assessor do Centro; e “30 anos de ABC: Visões da cooperação técnica internacional brasileira”, da Editora FUNAG, organizado por João Almino e Sérgio Eduardo Moreira Lima.

O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz), José Paranaguá de Santana, será o mediador da mesa “Diplomacia da Saúde e Saúde Global”, que reúne exposições de Paulo Buss – “Diplomacia da Saúde: novo campo conceitual e de práticas?” -; do diretor do IHMT, Paulo Ferrinho, – “Plano Estratégico de Cooperação em saúde da CPLP” -; e do diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, – “A integração política na CPLP: situação corrente”. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, Paulo Buss e Manuel Lapão estarão na mesa de abertura.

Programação:

17h Abertura
Nísia Trindade Lima
Presidente da Fiocruz

Manuel Lapão
Secretariado da CPLP

Introdução ao Simpósio
Paulo M. Buss
Coordenador do Cris/Fiocruz

17h20 Conferência Cooperação técnica internacional brasileira
Embaixador João Almino
Diretor da ABC/MRE

Mediador
Fábio Rocha Frederico
Chefe da AISA/MS

18h Mesa redonda
Diplomacia da saúde e saúde global

Mediador
José Paranaguá de Santana
Coordenador do Nethis/ Fiocruz

– Diplomacia da saúde: Novo campo conceitual e de práticas?
Paulo M. Buss
Coordenador do Cris/Fiocruz

– A integração política na CPLP: situação corrente
Manuel Lapão
Diretor de Cooperação da CPLP

– O Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS)
Paulo Ferrinho
Diretor do IHMT (Portugal)

– Debates

19h Coffee break e o Lançamento dos livros

Diplomacia da saúde e saúde global: Perspectivas latino-americanas (Editora Fiocruz, 2017)
Organizadores: Paulo Marchiori Buss e Sebastián Tobar

30 anos de ABC: Visões da cooperação técnica internacional brasileira (Editora FUNAG, 2017)
Organizadores: João Almino e Sérgio Eduardo Moreira Lima