Fiocruz Brasília firma acordo com a PUC-PR na área de cooperação internacional

Notícia publicada em:

  • 14 de Setembro de 2017

Mariella de Oliveira-Costa

A Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) firmaram acordo de cooperação técnico-científica.  A cooperação busca consolidar essa área interdisciplinar com cooperação em rede entre os programas de pós-graduação em saúde pública/saúde coletiva, bioética e relações internacionais, entre o programa de pós-graduação da Escola Fiocruz de Governo e os cursos de pós-graduação em Bioética e graduação em Ciências Biológicas da PUC-PR.

O Nethis vai compartilhar a experiência da disciplina “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: especificidades da área da saúde” e implementar atividades conjuntas na BVS temática Bioética e Diplomacia em Saúde, além da realização de debates, palestras e seminários.

O coordenador do Nethis, José Paranaguá,   considera que antes mesmo da assinatura do acordo de cooperação, já foi bastante proveitosa e frutífera a experiência de se realizar um Ciclo de Debates na PUC-PR http://bioeticaediplomacia. org/pt/abril/ . Ele acredita que o acordo vai incrementar a formação dos estudantes de ambos programas e possibilitar que surjam pesquisas interdisciplinares com atuação conjunta dos trabalhadores de ambas instituições.