Coordenador do Nethis participará do Encontro às Quintas da Casa de Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro

Notícia publicada em:

  • 8 de Setembro de 2012

José Paranaguá abordará as dimensões bioéticas da cooperação sul-sul em saúde

No próximo dia 13 de setembro, o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá, é o convidado do Encontro às Quintas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde da Fiocruz, na Casa Oswaldo Cruz (COC). Paranaguá ministrará a palestra Cooperação sul-sul em saúde – a perspectiva bioética, que será debatida pelo coordenador-técnico do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Isags/UNASUL), Henri Jouval.

“A união da Bioética com a Saúde Pública e a Diplomacia, temas pesquisados pelo Nethis, pode contribuir para a redução das desigualdades e injustiças relacionadas às condições de vida e saúde entre diferentes países. Equidade e justiça na cooperação internacional em saúde passam pela confluência dessas três áreas”, defende Paranaguá. Ele ressalta a importância da Bioética da Intervenção ante as consequências indesejáveis do avanço científico e tecnológico que separam as nações em diferentes patamares de desenvolvimento.

O Encontros às Quintas acontece quinzenalmente e apresenta palestras de professores e pesquisadores de instituições do Brasil e do exterior, que desenvolvem pesquisas nas temáticas da História das Ciências e História da Saúde. Os encontros são abertos ao público. Sala 407, Prédio da Expansão, às 10h.

José Paranaguá de Santana é médico, especialista em Saúde Comunitária, mestre em Medicina Tropical e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Homenageado com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz. Titular da Academia de Medicina de Brasília. Foi consultor da OPAS/OMS e dirigente de órgãos federais de saúde – INAMPS/MPAS e MS. É pesquisador associado do NESP/CEAM/UnB. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Bioética de Diplomacia em Saúde (FIOCRUZ/UnB/OPAS). É assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da FIOCRUZ/Diretoria de Brasília.

Henri Eugene Jouval Junior é médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e representante da OPS/OMS na Argentina, no México e no Chile. Publicou 95 trabalhos e recebeu do Ministério da Saúde do Brasil as medalhas Oswaldo Cruz e Ordem ao Mérito. É coordenador-técnico do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Isags/UNASUL).