Coordenador do Nethis fala sobre UNA-SUS no Piauí

Notícia publicada em:

  • 6 de Maio de 2013

Congresso internacional discutirá atenção à saúde em oficinas temáticas e mesas redondas

Organizar uma rede de universidades em educação permanente para atender as demandas de atualização dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo da Universidade Aberta do SUS, a UNA-SUS. O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá, representará o sercretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, no I Congresso Internacional de Atenção à Saúde, entre 2 e 4 de maio, em Teresina, no Piauí, e falará sobre a concepção, o desenvolvimento e a institucionalização da Universidade.

“O SUS tem uma demanda crescente de atualização técnica e científica que era feita por instituições isoladamente e que não davam continuidade. A UNA-SUS foi criada para oferecer diversos níveis de capacitações acadêmicas a distancia e de maneira ininterrupta”, explica Paranaguá, que participou do processo de institucionalização da secretaria-executiva da UNA-SUS. A apresentação será feita na mesa redonda do dia 3, a partir das 8 horas.

Acesse a programação aqui.

UNA-SUS – A Universidade Aberta do SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais para oferta de cursos de pós-graduação e de extensão universitária. Com foco na qualidade didático-pedagógica, a UNA-SUS tem como finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos médicos, odontólogos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, gestores, entre outros trabalhadores do SUS. A Universidade foi instituída pelo Decreto 7.385 de oito de dezembro de 2010.

Serviço:
A Secretaria do evento funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h
Telefones: (86) 32155871 e (86) 32155871 (Irlene).

Realização local:
Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes)
Pró-Reitoria de Extensão da UFPI – Universidade Federal do Piauí
Auditório do Blue Tree Towers Rio Poty, Teresina – Piauí