Cooperação Internacional em Saúde em Perspectiva Bioética é tema de curso de atualização

Notícia publicada em:

  • 6 de Fevereiro de 2013

Capacitação em Políticas Públicas de Cooperação Internacional em Saúde em Perspectiva Bioética está com inscrições abertas até 22 de fevereiro

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) e a Escola de Governo em Saúde da FIOCRUZ Brasília estão com inscrições abertas até 22 de fevereiro para o Curso de Atualização em Políticas Públicas de Cooperação Internacional em Saúde em Perspectiva Bioética. Inscreva-se aqui.

A coordenadora do curso e pesquisadora do NETHIS, Alejandra Carrillo Roa, afirma que o curso é inovador e que tem a particularidade de discutir problemas ao invés de abordar disciplinas. “Por meio dos problemas, que serão debatidos nas três primeiras aulas, vamos estudar as disciplinas do NETHIS: as relações internacionais, a saúde e a bioética”.

A ideia é que o participante matriculado pela sua instituição traga o assunto pertinente a sua atuação profissional. “Não será um curso passivo. O estudante trará informações. Nossa expectativa é que futuramente ele venha fazer parte dos grupos de discussões do NETHIS”, afirma a coordenadora.  

Acesse o edital aqui.

O curso será realizado entre 18 e 22 de março, na sede da FIOCRUZ Brasília (campus Darcy Ribeiro – UnB). São 40 horas dividas em três dias de conteúdo em sala de aula e os últimos dois dias em oficina de trabalho. São oferecidas 30 vagas para inscrições mediante indicação institucional, com mínimo de dois terços das vagas, e inscrições individuais, com até um terço das vagas.

A seleção dos candidatos será realizada de 25 a 28 de fevereiro, mediante análise da carta de intenção e de currículo. Em caso de empate, a coordenação do curso poderá convocar entrevista.

O resultado da seleção será divulgado no endereço www.bioeticaediplomacia.org e no www.sigals.fiocruz.br (link Inscrição>Modalidade Presencial>categoria Atualização>Unidade Diretoria Regional de Ensino Direb> Classe Atualização em Políticas Públicas de Cooperação Internacional em Saúde em Perspectiva Bioética>Inscrição).

Os selecionados deverão efetuar a matrícula entre 4 a 8 de março, mediante o encaminhamento à Secretaria Acadêmica da Fiocruz Brasília, pessoalmente ou via Correios por SEDEX 10, de todos os documentos exigidos.

NETHIS – A criação do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) está articulada entre três instituições: a Fundação Oswaldo Cruz, por intermédio do Centro de Relações Internacionais (CRIS/FIOCRUZ); a Universidade de Brasília, mediante a Cátedra UNESCO e o Programa de Pós-Graduação em Bioética (Bioética/UnB); e a Organização Pan-Americana da Saúde, via sua Representação no Brasil (OPAS/OMS).

O NETHIS preocupa-se em contribuir para o processo de reflexão interdisciplinar nos campos da Bioética, da Diplomacia e da Saúde Pública. Dois aspectos reforçam a proposta: a progressiva importância da cooperação internacional em saúde no contexto das relações diplomáticas e a pertinência e relevância das questões bioéticas relacionadas aos métodos, operações e resultados das iniciativas de cooperação.

Endereço para envio da documentação/Outras informações:

FIOCRUZ BRASÍLIA
Escola de Governo em Saúde de Brasília
Secretaria Acadêmica – SECAD
Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro
Gleba A, SG 10
Bloco Educacional
70904-970 Brasília / DF

E-mail: secad@fiocruz.br

Horário de atendimento ao público: 8h às 12h; 13h às 18h.

Telefone: (61) 3340-0467.