Congresso Brasileiro de Bioética Clínica discute os conflitos bioéticos em pesquisas clínicas

Notícia publicada em:

  • 9 de Setembro de 2011

Na última década, as discussões sobre bioética ganharam novas proporções. No dia 7 de setembro, os avanços obtidos e a nova realidade dos conflitos éticos foram debatidos no I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica que antecedeu o IX Congresso Brasileiro de Bioética.

O Congresso reuniu pesquisadores, especialistas, docentes e estudantes em mesas redondas e conferências que debateram temas como aspectos da relação clínica em tempos de globalização, formação em bioética clínica no Brasil, atuação dos comitês de bioética mantidos por instituições de saúde do Brasil, da América Latina e da Espanha e casos clínicos relacionados aos conceitos de autonomia, confidencialidade e diversidade cultural. Paralelamente, o Conselho Federal de Medicina Veterinária promoveu simpósio sob o tema “Animais na Ciência”.

A conferência de encerramento do I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica intitulada “Bioética e Direito” foi proferida pelo Ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidida pelo Dr. Roberto Luiz d’Àvila, presidente do Conselho Federal de Medicina. Britto discutiu a relação existente entre ciência e valores humanos e relatou episódios de sua atuação no Supremo. Já d’Àvila destacou o objetivo do evento: “o objetivo é  impulsionar os debates sobre tópicos da assistência em saúde que estão estreitamente relacionados com o exercício da medicina“.

No mesmo dia, em cerimônia oficial, foi aberto o IX Congresso Brasileiro de Bioética. Participaram da cerimônia o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética e presidente do evento, Volnei Garrafa, o presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e vice-diretor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Dr. Paulo Antônio Fortes, a consultora da UNESCO, Susana Vidal, o presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Roberto Luiz d’Àvila e o secretário-geral da Presidência da República, Swedenberger Barbosa.

O I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica  e o IX Congresso Brasileiro de Bioética são promovidos pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Programa de Pós-Graduação da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília (UnB).

Confira a programação completa dos congressos
.