Conferência em Bioética da UnB traz professor da Universidade de Zurique

Notícia publicada em:

  • 8 de Novembro de 2012

Professor Roberto Adorno vai falar sobre os princípios que devem guiar a Bioética

No próximo dia 8, o IV Ciclo de Conferências Internacionais em Bioética da Universidade de Brasília (UnB) discute o tema: Quais princípios devem guiar a Bioética? O professor da Universidade de Zurique, na Suíça, Roberto Adorno, fará a palestra em espanhol. O Ciclo começa às 9 horas, no Auditório 3, da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB.

A Advogada da União e professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, Aline Oliveira, cursou o doutorado orientada por Adorno, na Universidade de Zurique, e conta que a experiência foi enriquecedora. “Participei de reuniões no Instituto de Ética Biomédica da Universidade de Zurique, tive acesso às bibliotecas da Universidade, foi excelente”, conta. Ela explica que Adorno vai falar sobre a aplicação de princípios na Bioética. “Ou seja, como a argumentação e a metodologia em Bioética se estruturam a partir do dedutivismo e indutivismo”.

PERFIL – Roberto Andorno é sênior Research Fellow na Faculdade de Direito da Universidade de Zurique (Suiça). Doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires (1991) e Paris XII (1994), ambos relacionados aos aspectos éticos e jurídicos da reprodução assistida. Entre 1999 e 2005, realizou vários projetos de pesquisa relativos à bioética global, dignidade humana e direitos humanos na Universidade Laval (Quebec, Canadá), e nas Universidades de Göttingen e Tübingen, na Alemanha. De 1998 a 2005 atuou como membro do Comitê Internacional de Bioética (IBC) da UNESCO, tendo participado da elaboração da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (2005). Desde 2010, é Presidente da Sociedade Europeia para a Filosofia da Medicina e Saúde (ESPMH).