Começa o XV Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina

Notícia publicada em:

  • 16 de Maio de 2014

conclave2O primeiro dia do Conclave da Federação Brasileira de Academias de Medicina foi intenso. A manhã esteve reservada para a Reunião Ordinária da diretoria da FBAM, que escolheu Sergipe para a décima sexta edição do Conclave, em 2016. No início da tarde, o professor e médico José Leite Saraiva recebeu o Título de Cidadão Paraibano, concedido pela Assembleia Legislativa da Paraíba. A solenidade de abertura do XV Conclave foi marcada por versos, homenagens, discurso do encerramento de mandato do presidente da Federação, José Leite Saraiva, e discurso de posse do novo presidente, Antonio Carneiro Arnaud, biênio 2014/2016.

O programa científico, com o tema geral “A Interação da Realidade Médica, do Ensino da Medicina e a Crise Institucional no Binômio Assistência – Ensino Médico”, ocorre no segundo dia do XV Conclave, em 16 de maio. A primeira conferência será do professor da Universidade do Rio de Janeiro Abram Josek Eksterman, presidida por Alcir Vicente Visela Chácar, da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, fará a conferência da segunda mesa da manhã, com o tema “O Legado Histórico da Medicina Brasileira: mensagem dos mestres para as novas gerações”. O vice-presidente da FBAM, Gilberto Peixoto, presidirá a mesa.

No início da tarde, o assessor da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília, José Agenor, e o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Carlos Ocké participarão do painel “O Sistema de Saúde e suas Políticas no Brasil: avaliação crítica”. O presidente da mesa será o presidente da Academia Maranhense de Medicina, José Márcio Soares Leite.

O último painel, “O Ensino Médico no Brasil e os seus Desafios: passado, presente e futuro”, será com o Gilliatt Falbo, do Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco, e com o médico Luiz Roberto  Londres, da Clínica São Vicente do Rio de Janeiro.  Para finalizar as atividades do dia, haverá o lançamento do segundo volume dos ANAIS da FBAM, com capítulo “Ensaio Crítico sobre Desumanização da Prática Médica”, de autoria do coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá.

Confira a programação detalhada aqui.