Carissa Etienne é nomeada diretora da OPAS

Notícia publicada em:

  • 29 de Janeiro de 2013

Médica ocupava o cargo de subdiretora geral para Sistemas e Serviços de Saúde na sede da OMS em Genebra e agora ficará como diretora por cinco anos

Dra. Carissa F. Etienne foi nomeada, em 22 de janeiro de 2013, pelo Conselho Executivo da OMS, como Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, que atua como Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. Dra. Mirta Roses Periago segue como Diretora até 31 de janeiro e logo após Dra. Etienne assume o mandato de cinco anos.

“Acredito firmemente que saúde de boa qualidade tem suas raízes na equidade, universalidade, solidariedade e na integração”, disse Dra. Etienne em seu discurso de aceitação. “Aprendi que a cobertura sanitária universal é a melhor forma de aprimorar a saúde dos cidadãos de qualquer país e que, além disso, é plenamente factível”, afirmou.

Dra. Etienne, da Dominica, além de graduada em medicina e cirurgia pela Universidade das Índias Ocidentais, é mestre em saúde comunitária e possui diploma honorário em saúde pública pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

Em seu país ocupou no Ministério da Saúde, os cargos de Diretora General de Saúde em duas ocasiões (2000-2002 e 1995-1996), Diretora de Serviços de Atenção Primária e Coordenadora para Desastres e Epidemiologia Nacional. Além disso, foi Coordenadora do Programa Nacional de Aids, Presidente do Comitê Nacional para Aids, Diretora Médica do Hospital Princesa Margarita e Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade Ross.

De 2003 a 2008, Dra. Etienne foi Subdiretora da Organização Pan-Americana da Saúde e no período de 2008 a 2012 foi Subdiretora Geral para Sistemas e Serviços de Saúde na sede da OMS em Genebra, onde liderou os esforços para fortalecimento dos serviços de saúde baseados na atenção primaria.

Leia o discurso de Etienne.
 

Texto e Foto: site OPAS/OMS.