BVS Nethis disponibiliza literatura sobre regulação internacional e DCNT

Diversas pesquisas já comprovaram a relação entre a exposição de jovens à propaganda de cigarros e a iniciação ao tabagismo. Constatações como essa levaram à implementação de medidas regulatórias, como a proibição de uso de desenhos animados em propagandas ou patrocínio em eventos esportivos pelas marcas de cigarro. Um estudo que criou padrões para avaliar a nocividade do marketing nesses casos é um exemplo da literatura que pode ser encontrada em novo espaço da Biblioteca Virtual Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS Nethis).

A literatura sobre a regulação internacional de produtos que estão ligados a doenças crônicas não transmissíveis (tabaco, o álcool, os agrotóxicos e os alimentos ultraprocessados) foi reunida a partir do projeto Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Associados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), coordenado pelo do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília).

São mais de mil documentos técnicos e científicos que abordam a regulação dos quatro produtos e sua associação com a saúde. O período da bibliografia acompanha o panorama internacional do Observatório, que, desde 2005, filtra as decisões internacionais emitidas pelas principais agências das Nações Unidas. “Nossa base de dados é capaz de potencializar o conhecimento científico e amplificar as discussões a respeito da regulação de produtos associados à transmissão de DCNT. A qualidade da literatura é alcançada graças à utilização de uma estratégia adequada de busca de informação”, explica a coordenadora de pesquisa do Nethis/Fiocruz Brasília, Roberta de Freitas.

Estratégia de busca
Na estratégia de busca elaborada pelo Nethis, foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), uma linguagem única usada na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos e outros tipos de materiais disponíveis na base de dados BVS Regional. Elaborados a partir do MeSH – Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine (NLM), os descritores permitem o uso de uma terminologia comum para pesquisa em múltiplos idiomas, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação da informação.

A literatura sobre a regulação internacional de produtos associados a DCNT foi recuperada a partir de busca empregada na base de dados da BVS Regional. Essa base compõe o mecanismo de busca principal da BVS, que agrega registros de diversos acervos, coleções e publicações on-line em Ciências da Saúde pela América Latina e Caribe. Mais de 2 mil instituições e mil bibliotecas cooperantes trabalham para gerar informação à biblioteca virtual.

Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Associados às DCNT
O Observatório foi criado para fomentar a elaboração de políticas públicas de regulação do álcool, tabaco, alimentos ultraprocessados e agrotóxicos. Além de manter um espaço na BVS Bioética e Diplomacia em Saúde, disponibiliza informações no site do Nethis.