BVS Bioética e Diplomacia em Saúde é apresentada na III Reunião da Rede ePORTUGUESe

Notícia publicada em:

  • 3 de Outubro de 2011

Durante os dias 25 a 29 de setembro, foi realizada a III Reunião de Coordenação da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) ePORTUGUESe, em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe. O encontro reúne especialistas de diversos países e o Brasil esteve representado pela consultora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e colaboradora do NETHIS, Roberta Santos, e pela coordenadora da Biblioteca do Ministério da Saúde, Shirlei Gonçalves, ambas participantes da mesa redonda “O Brasil e a Cooperação Sul-Sul”.

Roberta apresentou a BVS Bioética e Diplomacia em Saúde, coordenada pelo NETHIS, que reúne fontes de informações especializadas sobre a intersecção temática da Bioética, Relações Internacionais e Saúde Pública, lançada em cerimônia oficial na Fiocruz Brasília, no dia 28 de julho de 2011. Outros assuntos abordados pela consultora foi o escopo da cooperação com a Rede ePORTUGUESe e a participação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A Rede ePORTUGUESe tem como meta estabelecer e manter uma aliança entre instituições de saúde nos paises-membros de língua portuguesa para promover,  gerar, administrar e compartilhar o conhecimento por meio de ferramentas de gestão e disseminação da informação necessária para fortalecer os sistemas de saúde nestes países. Fazem parte da Rede ePORTUGUESe: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Com a consolidação da Rede ePORTUGUESe foi possível desenvolver para cada país o portal nacional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com o apoio da BIREME/OPAS/OMS. Dentro do projeto, outros dois destaques: a Biblioteca Azul em português (Blue Trunk Library) e o desenvolvimento da Rede de Fontes de Informação em Ciências da Saúde para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Para mais informações sobre a Rede, acesse o site.