Bolsista do NETHIS apresenta pesquisa científica em Conferência na Espanha

Notícia publicada em:

  • 8 de Abril de 2011

A bolsista do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), Tyara Barbosa, que é mestranda em Ciência da Informação e bacharel em biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB), participará da Conferência Biblio Salud 2011, na Espanha, com o apoio do NETHIS.

Tyara fará uma apresentação da sua pesquisa científica “Perspectivas sobre diplomacia da saúde na Biblioteca Virtual em Saúde: análise da metodologia Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)” na XIV Conferência Nacional de Informação e Documentação em Ciências da Saúde, organizada pela Biblioteca Virtual de Saúde Pública do Sistema de Andaluzia (BV-SSPA), realizado em Cádiz, na Espanha, entre os dias13 e 15 de abril.

A pesquisa científica tem como objetivo a análise do termo “Diplomacia da Saúde”, uma das linhas de pesquisa do NETHIS, enquanto descritor da metodologia DeCS, um vocabulário controlado e especializado em Ciências da Saúde que foi desenvolvido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) para indexação e recuperação da informação em saúde. “O estudo questionou a recuperação de documentos técnico-científicos sobre o tema diplomacia da saúde na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), bem como o impacto do descritor quanto ao seu aperfeiçoamento em termos de contribuição para a saúde na região”, explicou Tyara.

“Tenho a expectativa de ampliar a rede de relacionamentos com profissionais da informação e saber quais são as perspectivas espanholas quanto às Bibliotecas Virtuais em Saúde”, disse Tyara. Essa edição do evento é especial, pois comemora 25 anos desde a primeira conferência e tem como temática para este ano “As adaptações e mudanças necessárias frente aos novos desafios acerca da informação em saúde”. A conferência é destinada aos profissionais da Informação e Documentação em Ciências da Saúde e profissionais dos vários campos da Informação, além de estudantes.