Curso EaD Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional – 2ª Edição

Promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), a segunda edição do Curso EaD Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional fomenta a apreciação crítica da dissociação entre progresso técnico e desigualdades em saúde no contexto das relações internacionais, com foco em questões de equidade no usufruto dos benefícios do progresso científico, frente a males crônicos, agudos ou recorrentes que atormentam a humanidade.

Veja aqui a ementa do curso.

Lançamento: 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia
Período de oferta: 18 e 19 de novembro de 2021, das 8h30 às 12h30 (via microsof teams)
Público:
Congressistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco);
Alunos do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília)
Carga horária: 8 horas/aula
Certificação: Abrasco e Nethis/Fiocruz Brasília

José Paranaguá de Santana – Desenvolvimento, Desigualdades e Cooperação Internacional em Saúde

José Paranaguá de Santana é coordenador do Nethis/Fiocruz Brasília e membro titular da Academia de Medicina de Brasília. Mestre em Medicina Tropical e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), Paranaguá foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil (Opas/OMS), coordenador-geral de política de recursos humanos do Ministério da Saúde e diretor do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do INAMPS/MPAS.

Apresentação de slides

Referências Bibliográficas

Roberto Passos Nogueira – Os Médicos, a Saúde como Completo Bem-Estar e a Questão do Desenvolvimento

Roberto Passos Nogueira é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (UnB), além de consultor sênior do Nethis/Fiocruz Brasília. Nogueira é mestre e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Apresentação de slides

Referências Bibliográficas

Agenor Álvares – Tabagismo: “Ode” de uma Luta Incansável

José Agenor Álvares é assessor sênior da Fiocruz Brasília e consultor sênior do Nethis/Fiocruz Brasília. Foi ministro de Estado da Saúde, diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e gerente-geral de descentralização das ações de vigilância da Agência, além de consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). Agenor é Doutor Notório Saber em Saúde Pública pela Fiocruz e especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais.

Apresentação de slides

Referências Bibliográficas

Eduardo Hage – Doenças Negligenciadas, Desigualdades e Cooperação Internacional em Saúde

Eduardo Hage é pesquisador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia e médico sanitarista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, além de membro do Painel de Especialistas e consultor ad hoc da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e coordenador de vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis da pasta ministerial. Hage é mestre em Saúde Coletiva e doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Apresentação de slides

Referências Bibliográficas

Félix Rigoli – Inteligência artificial e Desigualdades em Saúde

Félix Rigoli é conselheiro do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) – Acreditação Internacional e consultor sênior do Nethis/Fiocruz Brasília, além de membro do Projeto Complexidade e Covid-19 da Universidade de São Carlos. Foi assessor sênior em sistemas de saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e diretor da Rede de Atenção Primária do Ministério da Saúde do Uruguai. Rigoli é doutor em Sistemas Complexos e Cuidados de Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Gestão da Saúde, pela Universidade de Montreal.

Apresentação de slides

Referências Bibliográficas

José da Rocha Carvalheiro – Cooperação Internacional e Direito ao Progresso Científico na Saúde

José da Rocha Carvalheiro é professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Foi vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz, diretor do Instituto de Saúde e coordenador dos Institutos de Pesquisa na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Carvalheiro é doutor em parasitologia e livre docente em Ciências da Saúde pela USP.

Apresentação de slides

Referências Bibliográficas