Cris promove palestra com diretor do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos

Notícia publicada em:

  • 19 de Maio de 2014

banner-nihO diretor do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), Francis Collins, vai ministrar palestra na Fiocruz, nesta sexta-feira (23), sobre as novidades e progressos da pesquisa conduzida e apoiada pela Agência Federal dos Estados Unidos, a maior financiadora de pesquisas biomédicas do mundo. O NIH tem um vasto histórico de pesquisas com o Brasil. A atividade é parte das comemorações do aniversário de 114 anos da Fiocruz e será realizada às 10h, no auditório do Museu da Vida. Durante a apresentação, Collins também discutirá as oportunidades de parceria entre o NIH e a Fiocruz no campo de neurociência.

Dr. Francis S. Collins, Director of NIH.PERFIL – Um dos cientistas mais respeitados no mundo, Collins é médico-geneticista conhecido por importantes descobertas sobre doenças genéticas e liderança no Projeto Internacional do Genoma Humano, que culminou em abril de 2003 com a realização da versão final do livro de instrução do DNA humano. Ele também é responsável por criar o Centro Nacional para o Avanço de Ciências Translacionais, que visa transformar o processo de ciência translacional em novos tratamentos e curas de doenças que possam chegar aos pacientes de maneira mais rápida. Em abril de 2013, Collins se reuniu com o presidente dos EUA, Barack Obama, para anunciar a Pesquisa do Cérebro Através de Inovações Neurotecnológicas Avançadas (Iniciativa BRAIN), que tem como objetivo revolucionar o entendimento do cérebro humano. Ele recebeu inúmeros prêmios e honras, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, em 2007, e a Medalha Nacional de Ciência, em 2008.

Collins é autor de diversos livros, incluindo The Language of God: A Scientist Presents Evidence for Belief (A linguagem de Deus: Um cientista apresenta evidência para a crença), no qual defende que a ciência e a fé podem coexistir. O livro figurou na lista dos mais vendidos do New York Times.

Serviço
Palestra NIH: passado, presente e futuro Local: Auditório Museu da Vida (Fiocruz). Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de janeiro. Hora: 10h