Cris/Fiocruz é redesignado Centro Colaborador da OMS em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul

Notícia publicada em:

  • 29 de Junho de 2018

O Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) foi redesignado como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul no último dia 7 de junho.

Um Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde é uma instituição designada pelo diretor geral da instituição para integrar uma rede colaborativa internacional, na realização de atividades técnicas e suporte aos programas na área de saúde. O Cris/Fiocruz tornou-se um Centro Colaborador em 2014 e a redesignação será válida pelos próximos quatro anos.

Entre as atividades de cooperação desenvolvidas durante os últimos quatro anos estão a produção de estudos e relatórios, organização de seminários, participação em eventos internacionais, condução de cursos e outras atividades de capacitação de recursos humanos, tradução de documentos e apoio a outras instituições e redes de cooperação internacional entre instituições de países latino-americanos e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e da Declaração Política do Rio sobre Determinantes Sociais da Saúde, uma série de compromissos para redução das inequidades em saúde firmada por chefes de Estado e outros líderes políticos em 2011, são prioritárias na atuação do Cris como centro colaborador.

Outras ações implementadas neste âmbito incluem o lançamento do livro “Diplomacia em saúde e saúde global: Uma perspectiva latino-americana” e o apoio à criação de uma biblioteca virtual em saúde em português, abrigada na plataforma ePORTUGUESe. A biblioteca é uma forma de facilitar o acesso por profissionais de saúde de países de língua portuguesa a conteúdos relevantes produzidos pela OMS. Como o português não faz parte das seis línguas oficiais da ONU, muitas informações importantes não eram traduzidas para este idioma.

O Cris/Fiocruz atua ainda como ponto focal dos outros cinco centros colaboradores da OMS na Fiocruz. A Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPSJV /Fiocruz) é um Centro Colaborador para educação de técnicos em saúde, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) atua na área de cegueira na infância, o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) é um centro colaborador para políticas farmacêuticas, a Vice-Presidência de Ambiente e Atenção à Saúde (VPAAS/Fiocruz) em saúde pública e ambiental e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em leptospirose.

Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)