Coordenador do Nethis participa de seminário na USP em São Carlos

Notícia publicada em:

  • 27 de Maio de 2014

Iniciou na manhã de segunda-feira, 26 de maio, o I Workshop Inovação e Sistemas Complexos em Saúde, no auditório da Embrapa Instrumentação, em São Carlos, São Paulo. Pesquisadores de diversas instituições se reúnem durante dois dias para discutir a inovação e a aplicação de sistemas complexos na área de saúde.

O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz), José Paranaguá, esteve na mesa de abertura ao lado do coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos, Sérgio Mascarenhas, do Vice-Reitor da Universidade Federal de São Carlos, Adilson Oliveira, do coordenador da Embrapa Instrumentação, Luiz Mattoso, do representante do Ministério da Saúde, Paulo Antonino e do assessor de Sistemas de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Félix Rígoli. “As instituições reunidas neste seminário lideram pesquisas e projetos de inovação na área da saúde. É desejável fortalecer as relações institucionais e técnicas com a Fundação Oswaldo Cruz”, ressaltou Paranaguá.

Sistemas complexos são formados por um conjunto de partes que se relacionam de forma não-linear. A partir dessas relações, o sistema ganha propriedades que não existiriam se os componentes fossem analisados individualmente. Diz-se, portanto, que nos sistemas complexos, o todo é mais que a soma das partes. Eles são estudados em várias áreas do conhecimento, como sociologia, biologia, química, informática e na própria saúde. A programação do I Workshop Inovação e Sistemas Complexos em Saúde incluiu a participação de representantes da Opas, USP, CNPq, Embrapa, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Unicamp, Inmetro e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Acesse a programação aqui: http://www.difusaopicmi.com.br/workshop/