Coordenador do Nethis/Fiocruz participa de curso no Abrascão 2018

Notícia publicada em:

  • 16 de Julho de 2018

O coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), José Paranaguá de Santana, é um dos expositores convidados para o curso “Diplomacia em Saúde e Saúde Global: Perspectivas na Conjuntura Atual”, que ocorre nos dias 24 e 25 de julho, durante as atividades preparatórias para o 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus Maracanã.

Confira a programação completa do 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.

O curso, coordenado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), promoverá o debate sobre desenvolvimento, diplomacia em saúde, saúde global e suas perspectivas na conjuntura atual dos países, além de analisar a situação do Brasil com relação à saúde global e áreas-chaves para a diplomacia em saúde. Será explorada, ainda, a Agenda 2030 como desafio da saúde global e da diplomacia em saúde, entre outros assuntos.

Organizado em quatro módulos, o curso contará com contribuições de dois especialistas por módulo. Importantes atores e estudiosos de questões da diplomacia em saúde e da saúde global participarão, como o coordenador do Cris/Fiocruz, Paulo Buss, o coordenador do Cidacs/Fiocruz (BA), Maurício Lima Barreto, o especialista em Sistemas e Serviços de Saúde (SP), Felix Rígoli, e a pesquisadora ENSP/Fiocruz (RJ) Célia Almeida. O objetivo é sintetizar as intervenções e publicá-las posteriormente. Cada módulo contará com referências bibliográficas e vídeos que serão disponibilizados aos participantes.