Nethis participa de reunião do Comitê Executivo da BVS Brasil

Notícia publicada em:

  • 12 de Agosto de 2019

Ampliar a quantidade de registros nas bases de dados, atualizar os portais e captar recursos para as bibliotecas virtuais foram algumas das metas traçadas pelos representantes das instâncias temáticas e institucionais da Rede BVS Brasil para fortalecê-la. As definições foram discutidas durante a X Reunião do Comitê Executivo da BVS Brasil, na sede do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), em São Paulo, entre 1° e 2 de agosto.

Representantes discutem metas de fortalecimento para a rede de bibliotecas (fonte: divulgação)

“Já ampliamos o quantitativo de documentos categorizados e continuamos a aumenta-lo sistematicamente. Também atualizamos o portal e o sistema para gestão de fontes de informação (FI-Admin)”, esclarece a bibliotecária do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), Larissa Cedro, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Virtual em Saúde Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS/BDS).

De acordo com ela, quanto à captação de recursos, o Nethis/Fiocruz Brasília vem examinando as possibilidades de concorrer em editais para financiamento. “Até o momento, não foram publicados editais que contemplassem projetos semelhantes ao nosso”. Larissa Cedro lembra que há um acordo firmado pelo Comitê Executivo para manter toda a rede de representantes informada em caso de surgimento de novos editais.

Comitê Executivo – A bibliotecária do Núcleo de Estudos destaca que as reuniões do Comitê Executivo proporcionam a interatividade entre os representantes das instâncias temáticas e facilitam o surgimento de ideias e sugestões inovadoras para gestão e democratização do conhecimento científico em saúde. O Comitê Executivo da BVS Brasil é formado pelos representantes de todas as instâncias Nacionais de BVS e tem a função de apoiar o desenvolvimento da Rede BVS no Brasil.

BVS/BDS – A Biblioteca Virtual sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS/BDS) é uma instância temática gerenciada pelo (Nethis/Fiocruz Brasília). Foi inaugurada em 28 de julho de 2011 e integra Rede de Bibliotecas Virtuais da Fiocruz (BVS Fiocruz). O ambiente propõe uma abordagem inovadora ao não limitar a Bioética apenas a uma análise direta com a Saúde Pública, mas sim a uma relação triangular das citadas áreas com as Relações Internacionais.