BVS Nethis disponibiliza literatura sobre regulação internacional & DCNT

Notícia publicada em:

  • 29 de Outubro de 2020
São documentos técnicos e científicos que abordam a regulação de quatro produtos associados ao risco de desenvolver DCNT: tabaco, bebidas alcoólicas, alimentos ultraprocessados e agrotóxicos

Diversas pesquisas já comprovaram a relação entre a exposição de jovens à propaganda de cigarros e a iniciação ao tabagismo. Constatações como essa levaram à implementação de medidas regulatórias, como a proibição de uso de desenhos animados em propagandas ou patrocínio em eventos esportivos pelas marcas de cigarro. Um estudo que criou padrões para avaliar a nocividade do marketing nesses casos é um exemplo da literatura selecionada pelo Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Associados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), coordenado pelo do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília).

A literatura sobre a regulação internacional de produtos que estão ligados a incidência de doenças crônicas não transmissíveis (tabaco, o álcool, os agrotóxicos e os alimentos ultraprocessados) está disponível na página principal da Biblioteca Virtual Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS Nethis).

O período da bibliografia acompanha o panorama das decisões internacionais emitidas pelas principais agências das Nações Unidas, a partir de 2005. “Essa base de dados visa potencializar o acesso ao conhecimento científico e amplificar as discussões a respeito da regulação desses produtos”, explica Roberta de Freitas, coordenadora do Observatório de Regulação Internacional de Fatores de Risco Associados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Nethis/Fiocruz Brasília).

Estratégia de busca

Na estratégia de busca elaborada pelo Nethis, foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), uma linguagem única usada na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos e outros tipos de materiais disponíveis na base de dados BVS Regional. Elaborados a partir do MeSH – Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine (NLM), os descritores permitem o uso de uma terminologia comum para pesquisa em múltiplos idiomas, proporcionando um meio consistente para a recuperação da informação.

Observatório de Regulação Internacional 

O Observatório de Fatores de Risco Associados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis foi criado para fomentar a elaboração de políticas públicas de regulação do álcool, tabaco, alimentos ultraprocessados e agrotóxicos. Conheça!