Bioética e Religião no Hemisfério Sul será tema da V edição do Ciclo de Debates

Notícia publicada em:

  • 24 de Junho de 2011

O debate em torno de duas instâncias que curiosamente se preocupam “em salvar” o mundo será o ponto focal da próxima edição do Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. Com o tema “Bioética e Religião no Hemisfério Sul”, o debate, aberto ao público, acontecerá no dia 30 de junho, das 9h às 12h.

A V edição do Ciclo de Debates terá como expositor o Pe. Márcio Fabri dos Anjos, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética no Centro Universitário São Camilo e membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. A partir do cenário em que maioria das sociedades no Hemisfério Sul, em particular a América Latina, persiste em suas heranças religiosas, PE. Fabri abordará questões como “a Bioética laica pode dialogar com a Religião?”, “as religiões podem contribuir com a Bioética moderna?”, “razão e fé não seriam entre si dois estranhos epistemológicos e morais? “.

Um segundo convidado para compor a mesa e debater sobre o tema o Prof. Dr. Wanderson Flor do Nascimento, graduado em Filosofia e Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília (UnB), Prof. do departamento de Filosofia da UnB e sacerdote do Candomblé com inserção nas discussões sobre relações étnico – raciais, religiosidades e diversidades.  A coordenação da mesa ficará sob a responsabilidade do Prof. Miguel Ângelo Montagner, Doutor em Saúde Coletiva com estágio doutoral do Centre Maurice Halbwachs – École normale supérieure de Paris.

O debate é promovido pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), uma promoção da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS), o Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB), por meio da Cátedra UNESCO de Bioética, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Faça sua inscrição

Serviço:
Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – Bioética e Religião no Hemisfério Sul
Data: 30 de junho de 2011
Horário: 9h às 12h

Local: Auditório do Bloco Educacional (1º Andar) – FIOCRUZ Brasília – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SG 10 (atrás do HUB)

Informações: Lorenna Alves (61) 3329-4525 | nucleo@bioeticaediplomacia.org