Associação Americana de Gestão de Informação em Saúde apresenta iniciativas à UNA-SUS

Notícia publicada em:

  • 10 de Outubro de 2014

A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) recebeu, na última terça-feira (7), a visita da delegação da The American Health Information Management Association (AHIMA) – Associação Americana de Gestão de Informação em Saúde, em tradução livre.  Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas da AHIMA, sendo que a principal delas é a oferta de um currículo global para carreira de informação em saúde.

una sus2

Foto: Sergio Velho – Ascom SE/UNA-SUS

Essa matriz curricular foi produzida por profissionais da área médica de diversos países e envolve conhecimentos na área de tecnologia de coleta e análise de dados, observando a implicação dessas informações para a saúde coletiva. A Associação está em busca de parceiros que estejam dispostos a trazer a carreira de Informação em Saúde para o Brasil, implantando o currículo às universidades interessadas, com adaptações que considerem as particularidades do sistema de saúde. “Querendo fazer a diferença na área de recursos humanos em saúde. Estamos comprometidos com o cuidado em saúde”, afirmou o vice-presidente de Educação da AHIMA, William Rudman. “Acreditamos que o Brasil não está isolado, mas conectado ao mundo”, disse.

Durante a reunião, o secretário executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, apresentou a UNA-SUS e explanou sobre a experiência brasileira em recursos humanos em saúde, Atenção Primária e as conquistas do Sistema Único de Saúde.

Também participaram da reunião a diretora sênior de Estratégia e Transformação da AHIMA, Mollie Pillman; a consultora e uma das representantes da AHIMA no Brasil, Adriana Rodrigues; Ligia Pimentel e Marcos Britto, da embaixada norte-americana no Brasil. Representando a UNA-SUS, o coordenador de Monitoramento e Avaliação, Alysson Lemos; os consultores Marivand Maia e Roberto Esteves; a designer educacional, Bárbara Menezes; os assessores de comunicação, Sergio Velho Junior e Claudia Bittencourt; além do assessor de Relações Internacionais da Fiocruz Brasília, Manoel Araújo e o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) e assessor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris), José Paranaguá.

una sus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AHIMA

Fundada em 1928, a AHIMA é composta por um sistema de organizações estaduais presentes em todos os estados norte-americanos, incluindo Washington/DC e Porto Rico. Essas associações estaduais oferecem aos seus membros acesso à educação profissional e trabalho em rede. Além disso, servem como fóruns de comunicação sobre questões nacionais, mantendo os membros regionais informados sobre temas que afetam o gerenciamento de informações de saúde. O objetivo é manter os profissionais atualizados sobre o setor de saúde para ampliação de recursos por meio de seus conhecimentos, competências e habilidades.

Para saber mais sobre a AHIMA, acesse ao site: www.ahima.org/

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS