Anvisa disponibiliza consulta pública de reavaliação de agrotóxicos

Notícia publicada em:

  • 22 de Fevereiro de 2016

A Anvisa está com três consultas públicas abertas sobre o banimento de agrotóxicos. As três substâncias são:

Lactofem: Herbicida utilizado na soja, e presente em produtos das empresas Bayer (Cobra), UPL (Coral), Nufarm (Drible) e Adama (Naja). Considerado cancerígeno, o produto é proibido na União Europeia.

Tiram: Fungicida autorizado para uso em diversas culturas alimentícias, como arroz, feijão, milho, trigo, ervilha, cevada e amendoim, além de soja, pastagens e algodão. É registrado pelas empresas Bayer (Derosal Plus, Rhodiauram), Macdermid (Anchor), Chemtura (Ipconazole), Masterbor (Mayran, Sementiram), Novozymes (Protreat) e Arysta (Vitavax). É considerado mutagênico, causa toxicidade reprodutiva e possui suspeita de desregulação endócrina, causando problemas hormonais. O produto foi voluntariamente retirado do mercado nos EUA.

Carbofurano: Inseticida autorizado para uso em diversas hortaliças, frutas e grãos. Fabricado pela Ameribrás (Carboran, Raizer), e FMC Química (Diafuran, Furadan e Furazin). Classificado como altamente tóxico pela OMS e pela agência de risco dos EUA, e como disruptor endócrino pela União Europeia. É proibido na Europa e na Califórnia.
O prazo para contribuição na consulta do Carbofurano é 25/02, e para os demais é 07/03.
Acesse os formulários:
Tiram –  http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=24249

Lactofem –  http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=24251

Carbofurano – http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=23789

Imagem: www.ecossocioambiental.org.br