Alunos externos: Escola de Governo Fiocruz Brasília abre vagas para disciplina de pós-graduação

  • 7 de Abril de 2021
A disciplina Saúde Internacional e Direitos Humanos analisa aspectos conceituais e práticos da cooperação internacional em saúde, incluindo processos e atores envolvidos, com enfoque no direito humano à saúde

Entre os dias 19 e 20 de abril, a Escola de Governo Fiocruz Brasília receberá as inscrições de alunos externos para a disciplina Saúde Internacional e Direitos Humanos, promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) em maio.

Os interessados deverão preencher formulário eletrônico que estará disponível a partir do dia 19 de abril no site da Fiocruz Brasília. Serão aceitos candidatos graduados em qualquer área de formação. Para a seleção, a Escola de Governo avaliará os seguintes critérios: área de atuação; vínculo institucional; formação; e data de inscrição.

Além do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz Brasília, a disciplina integra a grade curricular do PPG em Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

Programa da disciplina

Com dois créditos e 30 h/a, a disciplina analisa a interface entre os Direitos Humanos e a saúde internacional para proporcionar aos alunos uma visão interdisciplinar que problematiza os principais temas, atores e instrumentos da governança da saúde no contexto internacional.

Serão sete encontros realizados virtualmente, das 9 às 13h.

Saúde Internacional e Direitos Humanos Segunda-feira (03/05)
Referencial do Direito Humano à Saúde Quarta-feira (05/05)
A regulação multilateral da saúde – RSI Segunda-feira (10/05)
Governança da Saúde no Contexto Internacional Quarta-feira (12/05)
Tema a confirmar Quarta-feira (19/05)
Conexões entre Direitos Humanos e Saúde Segunda-feira (24/05)
Saúde Internacional e os Desafios do Neoliberalismo Quarta-feira (26/05)