Abertas as inscrições para o “XIV Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Bioética”

Notícia publicada em:

  • 13 de Março de 2012

Realizado anualmente desde 1994, o Curso de Pós-Graduação em Bioética da Cátedra Unesco de Bioética da UnB abre as pré-inscrições para o processo seletivo de sua 14ª turma. Os candidatos deverão inscrever-se junto à secretaria da Cátedra entre 12 de março e 04 de Abril de 2012. A pré-inscrição exige a titulação mínima em nível superior.

Por ser uma área multidisciplinar, o Curso abrange a pluralidade de profissões das ciências da saúde, biológicas, sociais, do direito, da filosofia, teologia, comunicação, entre outras.  A carga horária total compreende 360 horas/aulas ministradas às 2as, 3as e 4as feiras, sempre no período noturno. O curso será composto de aulas distribuídas nos módulos de Introdução à Bioética, Filosofia Básica, Fundamentos da Bioética, Ética em Pesquisa e Bioética Clínica, Bioética das Situações Emergentes, Bioética das Situações Persistentes, além dos módulos de Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.

A Cátedra UNESCO de Bioética é reconhecida internacionalmente pelas ações e pesquisas centradas em uma bioética integrada aos problemas e práticas de saúde pública, interpretando e aprofundando os conflitos éticos nas suas dimensões biomédicas, políticas e socioculturais. Após mais de uma década de coordenação pelo seu fundador, Prof. Volnei Garrafa, o curso de especialização em Bioética da UnB é coordenado atualmente pelo professor Cláudio Fortes Garcia Lorenzo.

O NETHIS esteve presente na edição de 2011 do curso por meio da participação de Rejane Cruz e Lorenna Rayanne, tituladas especialistas em fevereiro último, e de Thiago da Cunha, professor convidado no módulo de Ética em Pesquisa e Bioética Clínica.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas diretamente na secretaria da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília, localizada na Faculdade de Ciências da Saúde, nos telefones 61-3107-1968/61-3107-1969, ou ainda pelo e-mail bioetica@unb.br