5ª edição do Simpósio de Alto Nível sobre Saúde Global e Diplomacia

Notícia publicada em:

  • 22 de Setembro de 2011

O Programa de Pós Graduação em Saúde Global do Instituto Superior de Estudos Internacionais e Desenvolvimento da Suíça promove no próximo dia 23 de setembro, a 5ª edição do Simpósio de Alto Nível sobre Saúde Global e Diplomacia. Sob o tema “Agenda do Futuro na Interface de Saúde Pública, inovação e comércio: um outlook no próximos dez anos”, o evento acontece na sede da Organização Mundial do Comércio, em Genebra.

O simpósio é um evento anual e explora questões críticas e novos desenvolvimentos na área da saúde global, com particular relevância para a intersecção da política de saúde, estrangeiros e do comércio.

A complexa relação entre saúde pública, inovação e comércio necessita de uma abordagem mais holística no futuro, envolvendo uma ampla gama de atores. O simpósio tem como objetivo analisar os resultados e desafios na promoção do acesso e da inovação, para promover a coerência política entre as diferentes organizações internacionais, bem como outras partes interessadas, e para discutir os desafios restantes e seu impacto futuro sobre uma agenda de trabalho abrangente.

O evento acontece dez anos após a Declaração de Doha sobre o Acordo TRIPS e Saúde Pública, que foi uma mudança de paradigma no sentido de um maior foco em questões relacionadas à propriedade intelectual e saúde pública. Conquistas significativas foram feitas para reconhecer melhor os valores da saúde pública na elaboração do sistema de propriedade intelectual e comércio internacional, incluindo as obras da Estratégia Global da OMS e plano de ação sobre a saúde pública, inovação e propriedade intelectual e da Agenda de Desenvolvimento da OMPI. Ao mesmo tempo, persistem desafios importantes: superar as principais doenças infecciosas, aumentando a pesquisa para doenças negligenciadas, a crescente carga de doenças não transmissíveis, bem como de outros países emergentes ameaças à saúde pública e um clima econômico de mudanças.