Relações Internacionais da UnB completa 40 anos

Notícia publicada em:

  • 17 de Abril de 2014

Um rápido passeio por Brasília revela a riqueza cultural que a capital do Brasil abriga, o que se deve em grande parte à presença de embaixadas e consulados estrangeiros, bem como de organizações internacionais – como a Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial, entre outras. Por isso, não é surpresa que o primeiro curso de graduação em Relações Internacionais do Brasil tenha surgido na Universidade de Brasília.

Criado em 1974, a área de Relações Internacionais da universidade esteve organizada, ao longo da maior parte da sua história, em duas unidades distintas – uma, localizada no Departamento de Relações Internacionais, e a outra, situada no Departamento de História. Em 2000, inciou-se o processo a criação de um Instituto de Relações Internacionais, processo que se concluiu em 2003. Hoje o Instituto de Relações Internacionais (iREL) conta com um bacharelado e um Programa de Pós-Graduação, com cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (Especialização em Relações Internacionais).

Para comemorar os 40 anos do ensino de graduação na área de Relações Internacionais na UnB, o iREL promove entre os dias 22 e 24 de abril o Seminário Internacional Relações Internacionais no Brasil: Diálogos, conexões e perspectivas. O evento contará com palestras de professores do instituto e de outras universidades brasileiras, além da presença de representantes de universidades como Oxford (Inglaterra), Universidade Nacional de la Plata (Argentina) e Universidade de Buenos Aires. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

SERVIÇO

Seminário Internacional Relações Internacionais no Brasil: Diálogos, conexões e perspectivas

Data: 22 e 24 de abril de 2014
Local: Auditório do IREL (Prédio do IREL/IPOL – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília)
Inscrições e informações: seminario40anosri@gmail.com

Da Secretaria de Comunicação da UnB.