Nethis/Fiocruz organiza número temático da revista Ciência & Saúde Coletiva

Notícia publicada em:

  • 24 de Julho de 2017

Pela primeira vez, desde a criação da revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco, em 1996, a Cooperação Internacional em Saúde sob a ótica do desenvolvimento é o tema principal da publicação. São mais de 20 artigos sobre “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde”, organizados pelos editores convidados José Paranaguá de Santana, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), e Fernando Pires Alves, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Acesse a publicação completa aqui.

Esta edição temática reúne contribuições de renomados pesquisadores brasileiros, entre eles o Maurício Barreto, pesquisador sênior da Fiocruz Bahia, que a partir de uma perspectiva global, fala sobre as desigualdades em saúde. José Roberto Ferreira, coordenador adjunto do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), conta a experiência da Fiocruz em cooperação estruturante. Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética, assina com outros autores um artigo com reflexões sobre o acesso à saúde em políticas internacionais. Paulo Buss, coordenador do Cris/Fiocruz, escreveu a resenha “Textbook of Global Health”, de Anne Emanuelle Birn. O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Guilherme Delgado interpreta de forma crítica o desenvolvimento científico e tecnológico frente as desigualdades sociais.

Entre outros autores, a colaboradora do Programa de Direito Sanitário (Prodisa/Fiocruz Brasília), Sandra Mara Campos, apresenta uma análise da interação entre Brasil, Angola e Cuba sobre a escassez de médicos, e a doutoranda do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP), Maíra Fedatto, conta a experiência da fábrica de anti-retrovirais instalada em Moçambique.