Descritores sugeridos pelo Nethis/Fiocruz facilitam a busca por artigos científicos

Notícia publicada em:

  • 4 de Julho de 2017

Documentos científicos sobre “Agenda 2030”, “Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, “Cooperação Sul-Sul”, “Diplomacia da Saúde”, “Governança” e “União de Nações Sul-Americanas (Unasul)” poderão ser facilmente encontrados em uma busca rápida na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) graças a sugestão do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), secretaria executiva da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde.

Os novos descritores em Ciências da Saúde (DeCS) foram aceitos e incluídos pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), no mês de maio, após uma revisão dos atuais termos de busca realizada pela equipe do Nethis. “A inserção de novos termos de busca amplia as possibilidades de o usuário recuperar com precisão os documentos relevantes à sua pesquisa. São termos que melhor representam alguns temas da BVS Bioética e Diplomacia em Saúde”, explica Larissa Cedro, bibliotecária do Nethis/Fiocruz Brasília e responsável pela BVS Bioética e Diplomacia em Saúde.

O DeCS, criado pela BIREME, é um vocabulário trilíngue controlado utilizado para indexar itens na base de dados da BVS. O processo desenvolvido foi composto pela (i) identificação de termos usualmente conhecidos e utilizados pelas áreas Relações Internacionais e Saúde Pública; (ii) verificação de descritores já utilizados por outras bases de dados; (iii) melhor identificação conceitual do termo proposto; (iv) tradução do termo nos idiomas inglês e espanhol; (v) levantamento de sinônimos; (vi) seleção de referências bibliográficas que confirmem sua necessidade e ampla utilização; finalizando, em junho de 2016, com o envio de formulário detalhado com tais especificações à BIREME.