Ciclo de Debates

O Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública promove a reflexão, o debate e o desenvolvimento de estudos científicos interdisciplinares. As sessões têm periodicidade mensal, são gravadas e disponibilizadas na Videoteca Nethis.

Próximos Ciclos

Edições Anteriores

Setembro 2017

  • Tema: “Educação superior como superação das desigualdades em saúde”
  • Expositor: 

Naomar Monteiro de Almeida Filho, Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Veja a apresentação em slides aqui.

Leia mais

Agosto 2017

  • Tema: “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde”
  • Ementa:

Pela primeira vez, desde a criação da revista Ciência & Saúde Coletiva da Abrasco, em 1996, a Cooperação Internacional em Saúde sob a ótica do desenvolvimento é o tema principal da publicação. Esta sessão do Ciclo de Debates promove o lançamento de número com essa temática e a discussão de dois dos 20 artigos sobre “Desenvolvimento, Desigualdade e Cooperação Internacional em Saúde”, organizados pelos editores convidados José Paranaguá de Santana, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília), e Fernando Pires Alves, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

  • Expositores:
  1. A década de Alma-Ata: a crise do desenvolvimento e a saúde internacional”:

Fernando Pires-Alves, Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz – COC/Fiocruz.

Marcos Cueto, Pesquisador da COC/Fiocruz.

 
  1. Por uma Saúde Internacional Sul-Sul: dívidas e desafios na agenda de saúde regional”:

María Belén Herrero, Pesquisadora da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais – FLACSO (Por videoconferência)

 
  • Coordenadores/debatedores:

Maria Cecilia Minayo, editora chefe da revista Ciência & Saúde Coletiva

José Paranaguá de Santana, editor convidado do número temático e coordenador do Nethis/Fiocruz

  • Abertura

Paulo Elian, diretor da Casa de Oswaldo Cruz – COC/Fiocruz

Carina Vance, diretora executiva do Instituto Sulamericano de Governo em Saúde – Isags

Leia mais

Junho 2017

Tema: “Ciência, tecnologia e inovação em saúde: expectativas e possibilidades de regulação” Ementa: Ciência e tecnologia adquiriram significados dominantes para a reflexão sobre o futuro da humanidade e de cada pessoa. Inovação veio a unir-se aos termos anteriores, compondo uma tríade conceitual indispensável para qualquer discussão sobre todos os aspectos da vida. A intenção desta sessão do Ciclo de Debates é promover uma revisão crítica sobre essas questões, particularmente na área de saúde, a partir do ponto de vista da função de regulação que se atribui ao poder público no desenvolvimento desses processos, considerando a dupla perspectiva, nacional e internacional. Expositores: Reinaldo Guimarães, Médico e Vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina e Biotecnologia (ABIFINA). Veja a apresentação em slides aqui. Gonzalo Vecina Neto, Professor de Saúde Pública da USP. Coordenador/debatedor: Jorge Barreto, Pesquisador da Fiocruz Brasília.
Leia mais