Ciclo de Debates: Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, responsabilidade dos estados e cooperação internacional

Notícia publicada em:

  • 22 de Março de 2011

Interconexão entre Bioética e Direitos Humanos à luz da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos é tema de debate na Fiocruz Brasília

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS), consórcio firmado entre a Fiocruz e a Universidade de Brasília (UnB) dá continuidade em suas atividades com a realização de mais um Ciclo de Debates, este intitulado: “Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos: responsabilidade dos estados e cooperação internacional”. O Ciclo de Debates é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até dia 30 de março (faça sua inscrição). O evento será realizado dia 31 de março, das 9h às 12h, no Auditório do Bloco Educacional da FIOCRUZ Brasília.

A segunda edição de 2011 contará com a participação da Profª Dra. Aline de Albuquerque Oliveira, docente do Programa de Pós Graduação em Bioética da Universidade de Brasília e advogada da União no Ministério da Saúde, que fará uma apresentação sobre as conformações da interface entre Bioética e Direitos Humanos, considerando as três dimensões bioéticas: Bioética Teórica, Bioética Institucional e Bioética Normativa. Ainda, será exposto, brevemente, o conteúdo da Declaração, para, em seguida, realizar uma abordagem da cooperação internacional e da responsabilidade dos Estados em saúde no contexto da Declaração. O ciclo terá a presença ainda do Dr. Swedenberger Barbosa, Secretário Executivo Adjunto da Presidência da República e Mestre em Bioética. O evento tem como objetivo abordar a interconexão entre Bioética e Direitos Humanos à luz da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, empregando os temas da cooperação internacional e da responsabilidade dos Estados de modo exemplificativo.

Para o primeiro semestre, está prevista a discussão dos temas “A saúde nos processos de integração regional: o MERCOSUL” e “Pesquisas com seres humanos: dilemas bioéticos em contextos de cooperação Internacional”. Os encontros do Ciclo de Debates serão realizados mensalmente, na última quinta-feira de cada mês, na FIOCRUZ Brasília.

Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde conta com o apoio institucional da FIOCRUZ Brasília e pretende ampliar os espaços para debate sobre temas relacionados à saúde, realizar encontros técnico-científicos, além de apoiar e capacitar pesquisadores. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de site para a construção de acervo bibliográfico temático composto por artigos, livros e notícias sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.

Faça sua inscrição

Serviço:

Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde – Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos: responsabilidade dos estados e cooperação internacional
Data: 31 de março, das 9h às 12h.
Local: Auditório do Bloco Educacional (1º Andar) – FIOCRUZ Brasília – Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SG 10 (atrás do HUB)
Informações: Lorenna Alves (61) 3329-4525 | nucleo@bioeticaediplomacia.org