Abrasco comemora 35 anos com novo livro

Notícia publicada em:

  • 26 de Maio de 2014

logo_abrasco_35-anos Na última quinta-feira, 22 de maio, fundadores e pesquisadores que acompanharam a trajetória da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) se reuniram para definir a organização do próximo livro da Associação, intitulado, previamente, de Saúde Coletiva como compromisso: agenda e políticas da Abrasco, edição em comemoração aos 35 anos da Associação. O encontro ocorreu no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA).

35_anos_abrasco_foto_flaviano_quaresmaO Seminário foi organizado pela comissão editorial nomeada pelo presidente da Associação, da qual participam o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis), José Paranaguá, e a vice-presidente de Ensino, Comunicação e Informação da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade – organizadores do livro comemorativo de 25 anos: Saúde Coletiva como Compromisso: A trajetória da Abrasco. O pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz, Carlos Henrique Assunção Paiva, também integra a comissão editorial do novo livro.

As discussões começaram com a proposta e estrutura geral do livro, seguido de apresentações de cada capítulo por seus autores, desde a história da saúde coletiva, o papel da Abrasco na construção do Sistema Único de Saúde, nas agendas de Ciência, Tecnologia e Inovação e políticas de saúde, a relação da Associação com os movimentos sociais, até o balanço de sua trajetória e a identificação de tendências.

Além de coordenador editorial, Paranaguá é co-autor do capítulo Os Congressos da Abrasco. “Minha contribuição será apontar a emergência do debate sobre as questões da saúde na agenda internacional e a perspectiva bioética”, ressaltou.